A dança dos deuses

28 de mar. de 2010

Para quem gosta de futebol além das quatro linhas vale a pena ler este livro .... A DANÇA DOS DEUSES do autor Hilário Franco júnior. Segue a resenha... Boa leitura!


No Brasil o futebol é bastante jogado, mas insuficientemente estudado. Esta constatação estimulou o medievalista Hilário Franco Júnior a empreender uma abrangente viagem em torno do tema. A dança dos deuses está dividido em duas partes, uma histórica e outra de viés analítico. Do ponto de vista histórico, o autor mostra como o futebol não pode ser dissociado da história geral das civilizações. Exemplo eloqüente encontra-se na lógica da sua propagação e rejeição, a partir da Inglaterra, tendo sido bem-aceito nos países que sofriam forte influência cultural inglesa, mas nunca devidamente incorporado em países que constituíram o império, como Austrália e Canadá. A própria evolução das regras e das táticas do esporte responderam, é fato, a necessidades específicas do jogo, mas também só podem ser entendidas em contextos de adaptação do futebol às mudanças no mundo. Na segunda parte, Franco Júnior procura investigar o esporte como metáfora sociológica, antropológica, religiosa, psicológica e lingüística. Somos levados a pensar, por exemplo, sobre os diferentes usos políticos do futebol, seja por regimes autoritários ou democráticos, tanto uns quanto outros sempre abraçados ao nacionalismo. O autor nos convida a refletir sobre os sentidos ocultos em toda a ritualização do mundo esportivo, nos nomes dos times, nas cores das camisas, nos escudos, e ainda recorre a Freud para examinar a fascinação que o esporte exerce. Com erudição, mas em linguagem acessível, Hilário Franco Júnior leva ao limite, neste estudo, a idéia de que o futebol é uma imitação da vida.

DESEJO DA SEMANA

21 de mar. de 2010

Alviverdes ...

Vamos construir e pintar nossas casas assim? ... Partiu?!

Última reunião ...

Buenas

A última reunião do CJ ocorreu neste sábado ( 20) com muitas, muitas emoções. Foi uma demonstração de "todo mundo junto" - sabe aqueles jogos em que o resultado final pode ser uma grande decepção, mas não fica a tão ruim assim, porque o time mostra empenho e dedicação? Pois é, mais ou menos isso que deve ter passado na cabeça de quem esteve por lá. Tudo porque a Usina de Relacionamento junto com o Departamento de Marketing nos preparam uma GRAAAAANDE SURPRESA - que por óbvio não dá para contar, uma vez que a ação vem sendo feita com outros sócios ( que quando chamados NÃO PODEM PERDER - é de arrepiar, chorar sei lá .. é muito muito legal e só reforça nosso espírito juventudista)
Mas voltando à reunião: além dessa surpresa foram apresentados os novos colaboradores do CJ que no total somam 11 torcedores alviverdes! Sucesso a todos nós!
AH! Temos fotos de tudo isso, mas como ninguém aqui nasceu ontem não iremos postar nenhuma. Explicando ... a reunião seguiu na última parada da surpresa!!

Direção do CJ

18 de mar. de 2010
Buenas ...

Na semana passada tomou posse a nova direção do CJ. Para que vocês consigam ver como ser juventudista é tudo de bom e que aqui só tem gente boa, segue a lista dos
empossados ....

DANIEL SPIAZZI


Daniel é o Presidente, mas pode ser chamado por "BOSS", porque é ele que manda matar ou deixa viver. Se você estiver com problemas financeiros - chama o Daniel. Problemas conjugais, Daniel certo!
Problemas alimentares: Daniel! Enfim, ele resolve.
Brincadeiras a parte o Dani é o presidente reeleito e foi durante a gestão dele que o Conselho Jovem se tornou um órgão estatutário do Clube. Claro que houveram outras pessoas envolvidas, mas o mérito de gestão é dele. Bom trabalho Presidente!















BRUNO SPIAZZI

Não. Não é nepotismo, é competência mesmo. O Bruno é o vice - presidente e como podem ver papinho desde sempre. Correm boatos que ele só é da direção porcausa da Aline, sua irmã - Musa KZUKA na Festa da Uva e como os juventudistas de bobos não tem nada .. sobrou essa vaguinha pra ele. Mentira, neh! O Bruno é sim irmão da gata, mas não é por isso que ocupa este cargo. Responsabilidade e trabalho duro são as palavras que definem o guri.














FELIPE GRANDI


O RH do Conselho Jovem é um típico caso de quem combina com nome. Assim, Grandi é sobrenome, mas o Felipe tem uns 2,10 m de altura ou seja, combina ou não? Felipe veio para o Conselho Jovem através de um convênio entre o Ju e a República Porco Cane e está aí , torcendo, sofrendo, torcendo, desde então. Seu gosto musical é algo meio estranho (na maioria das vezes), mas seu gosto futebolístico é perfeito, então .... tudo certo!





ISMAEL PESCADOR


O secretário do CJ não é uma criança, a questão é que o Ismael é tão bom moço, mas tão bom moço que só tem foto ao lado de crianças ou da namorada. Que orgulho hein?!! Grande aquisição juventudista, certo que dentro de alguns anos ele poderá até ser presidente do clube. Depois é lógico, que houver o casamento.... os filhos .... a casa ...


















MATEUS BRANDALISE



O tesoureiro do CJ, não precisa de foto para identificação. Ele é um aspirante a lenda alviverde. Torcedor desde sempre, pertencente a uma tradicional família esmeraldina, figura fácil no Jaconi (ele até trabalha lá), Mateus é um típico juventudista(doente). Desta forma, se você não conhece um dia irá conhecer certo!! O guri é super gente boa e fazer amizade com ele é bem fácil, só precisa fazer algumas coisas .... esconder suas chuteiras coloridas caso as tenha, não tentar transmitir nenhuma mensagem subliminar com o corte de cabelo e não arrastar nenhum chinelinho de dedo por aí! Seguindo esses passos - amizade garantida!














DAIANE VANZIN


Ufaaa! Até que enfim uma mulher. (melhor uma só do que nehuma, não é mesmo?) Daiane é a Relações Públicas do CJ e se depender dela você irá ouvir e ver muita coisa (boa) do Conselho Jovem. Se um dia, encontrar ela pelo Jaconi não precisa chamar pelo nome "a guria" já está bom - Daiane tem plena convicção de que( 99,9%) homens envolvidos com futebol não lembram dos nomes de mulheres a não ser que hajam motivos - por exemplo - grau de gostosura alto ...(exemplo .... Viviane Araújo - provando a verdade da tese) e como não é o caso serve "a guria mesmo".

2010

13 de mar. de 2010
Buenas pessoal.

Todas as modalidades de Carnaval terminaram, incluindo a de Uruguaiana, isso só nos faz ter uma certeza: O ano de 2010 começou!!! Desta forma, hora de trabalhar, começar de novo e continuar histórias legais que havia ficado em 2009. (esquecer as tristes também é uma alternativa)
Quem acompanha o Blog do Conselho Jovem deve ter percebido que algumas coisas mudaram, mas sem grandes preocupações porque a pauta continua a mesma: Nossa Paixão Alviverde! Então, tudo no seu lugar!